Saúde, Vitória

Grávida dá à luz em calçada, é socorrida, mas foge de hospital sem o bebê em Vitória

Uma mulher deu à luz em uma calçada, na madrugada desta quinta-feira (3), no Centro de Vitória. Segundo a Santa Casa de Misericórdia, moradores da região acionaram a equipe de plantão do hospital, que fica próximo ao local, mas quando os profissionais chegaram, o bebê já havia nascido. Após ser atendida, a mãe fugiu do hospital.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a mulher recebendo atendimento, ainda na rua, coberta por um lençol branco, já com o bebê no colo. Algumas pessoas que acompanham chegam a questionar se o menino chorou.

Depois, a mãe é colocada em uma cadeira de rodas. O momento é aplaudido pelas pessoas em volta, e os profissionais do hospital sobem com ela pela ladeira da Rua Dr. Laélio Lucas, para acessar a unidade.

A mãe e o recém-nascido foram levados para a emergência da Santa Casa. Após o atendimento, o bebê foi transferido para a Unidade Pró-Matre, onde permanece na UTI Neonatal. Já a mãe, fugiu do hospital sem o filho. Até a publicação desta reportagem, não havia informações a identidade e o paradeiro da mulher.

E a mãe?

No hospital, o bebê foi atendido, estabilizado e, em seguida, transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade Pró-Matre, onde permanece internado na UTI Neonatal, em observação.

O hospital não divulgou detalhes sobre o estado do bebê, como tamanho, o peso e o tempo de gestação antes do nascimento. Só informou que é um menino.

Após ser atendida e orientada sobre os riscos de deixar o hospital, a mãe se recusou a permanecer na unidade e foi embora, segundo a Santa Casa.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações a identidade e o paradeiro da mulher. Moradores da região disseram que se trata de uma pessoa em situação de rua, informação que foi confirmada pela prefeitura.

Procurada, a Prefeitura de Vitória informou que a mãe é monitorada pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e do Consultório na Rua, mas que não aceita o tratamento.

“A equipe de abordagem vai realizar a busca da mãe e, caso a atendida não seja localizada ou não tenha condições de assumir o bebê, a criança irá para o serviço de acolhimento institucional, por meio do Conselho Tutelar ou a partir de encaminhamento feito pelo hospital junto à Vara da Infância“, disse o município.

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo

Mais Notícias

Vacina contra Cancer

O que se sabe sobre a vacina universal contra o câncer?

Acidente de Veículos

Homem morre e carro pega fogo em acidente com três veículos em Vitória

Crime em Linhares

Homem é executado com 25 tiros depois de separar esposa de briga em evento de forró no ES

Tarifaço Trump / Espírito Santo

Tarifaço de Trump: ES não fecha novos negócios e deixa de exportar 2,5 mil toneladas de café para os EUA em 7 dias

Mosquitos "do Bem"

Brasil inaugura maior biofábrica do mundo de mosquitos “do bem”

Cidade Inteligente

Venda Nova do Imigrante é oficialmente a primeira cidade inteligente do programa ES Inteligente

Bronzeamento Artificial

Vereador quer regulamentar bronzeamento artificial em Cachoeiro

Rompimento Político

Troca de farpas entre prefeito e ex-prefeito expõe rompimento após eleições