Oriente Médio

Dezenas de mortos em Gaza enquanto Israel intensifica ataques

Mais de 80 palestinos foram mortos em Gaza nesta quinta-feira, de acordo com autoridades de saúde, enquanto Israel intensificava seus ataques em toda a faixa.

As mortes, que as autoridades disseram incluir dezenas de pessoas que buscam ajuda, ocorrem quando as negociações chegam a um cessar-fogo no enclave aumentam. Uma fonte disse à reportagem que as autoridades do Hamas deveriam se reunir na quinta-feira para preparar uma resposta à última proposta, que foi aceita por Israel.

Em uma escola transformada em deslocações na cidade de Gaza, 15 pessoas foram mortas e 25 ficaram feridas em ataques israelenses que deixaram muitos com queimaduras graves, o diretor do hospital Al-Shifa. Disse Mohammad Abu Silmiya. O hospital está tratando os feridos no ataque.

“A cena foi extremamente angustiante devido aos corpos carbonizados dos mártires e crianças”, disse Fares Afana, que dirige os Serviços de Emergência e Médico no norte de Gaza, e teve equipes evacuando os feridos da escola.

O diretor do hospital disse que outras 12 pessoas foram mortas em outros ataques na cidade de Gaza.

Em resposta a uma pergunta de um jornalista sobre o ataque à escola, o exército israelense disse que atingiu um “terrorista-chave do Hamas que estava operando em um centro de comando e controle do Hamas” na cidade de Gaza. Os militares israelenses disseram que, antes do ataque, “numerem medidas foram tomadas para mitigar o risco de prejudicar civis, incluindo o uso de munições precisas, vigilância aérea e inteligência adicional”.

No início desta manhã, o exército israelense disse que, no último dia, atingiu “aproximadamente 150 alvos terroristas em toda a Faixa de Gaza, incluindo terroristas, rotas subterrâneas, estruturas militares, armas, postos de franco-atiradores e locais adicionais de infraestrutura terrorista”.

“De vez em quando, os israelenses atacavam a escola e a bombardeavam, forçando-nos a fugir, então voltaríamos quando a pressão israelense diminuía. Hoje, como você pode ver, a pressão foi intensa”, disse uma mulher, que não deu seu nome.

No sul de Gaza, 35 corpos chegaram ao Hospital Nasser na manhã de quinta-feira, de acordo com o porta-voz do hospital Nasser, Ahmad Al-Fara. O número de mortos inclui quinze pessoas que foram supostamente mortas enquanto esperavam por ajuda em Khan Younis, e 20 outras que morreram em ataques a acampamentos na cidade, disse o hospital.

Os requerentes de ajuda estavam esperando perto dos locais de distribuição da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiados pelos EUA, na área de Al-Tahliya, no sudoeste de Khan Younis, quando foram atingidos, de acordo com o hospital.

“Eles disseram que o americano (GHF) é seguro, é assim que a segurança se parece?” são as palavras de um homem, Awad Barbach, no funeral de um dos mortos.

Em outro incidente, no centro de Gaza, perto do Corredor Netzarim, multidões se reuniram para receber ajuda de caminhões quando o caos se seguiu, disse uma testemunha. Vinte e cinco pessoas foram mortas no incidente, de acordo com Abu Silmiya, diretor do hospital Al-Shifa.

“Era uma armadilha… as pessoas estavam esfaqueando umas às outras pela comida… (então havia uma hora e meia de tiroteios (israelenses)… não somos o Hamas ou o Fatah. Eu sou apenas um civil que quer comer, e em vez disso eu encontro a morte”, disse uma testemunha ocular, Ahmed Khella.

Fonte: https://edition.cnn.com/2025/07/03/middleeast/scores-killed-gaza-israel-intensifies-strikes-intl

Mais Notícias

'Bullying de Trump"

‘Bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra’, diz jornal americano Washington Post

Oriente Médio

Ataques israelenses perto de centros de ajuda deixam 32 mortos em Gaza

Internacional, Chantagem Política

Sanção de Trump contra Brasil é chantagem política e mira o Brics

Mídia Internacional

Mídia internacional critica tarifas de Trump contra o Brasil

Guerra, Ucrânia x Rússia

Putin faz maior ataque contra Ucrânia após falar com Trump

Ciência, Descoberta

Cientistas sequenciam DNA de egípcio da época das pirâmides: veja o que descobriram

Canadá, Economia

Déficit comercial do Canadá diminui em maio, exportações dos EUA caem para menor desde pandemia

Mundo, EUA

Trump aprova no Congresso corte de impostos e de US$ 1 tri da saúde