Canadá, Economia

Déficit comercial do Canadá diminui em maio, exportações dos EUA caem para menor desde pandemia

OTTAWA (Reuters) – O déficit comercial do Canadá em maio diminuiu após um déficit recorde em abril, à medida que as exportações totais subiram e as importações caíram mesmo quando o impacto das tarifas dos Estados Unidos prejudicou os embarques ao sul da fronteira, mostraram dados nesta quinta-feira.

O déficit comercial em maio atendeu às expectativas em 5,9 bilhões de dólares canadenses (US$ 4,34 bilhões), abaixo dos C$ 7,6 bilhões revisados para baixo no mês anterior, disse o Statistics Canada. As exportações aumentaram 1,1% em uma base mensal após uma queda de 11% em abril.

Este foi o primeiro aumento nas exportações em quatro meses, disse a Statscan, e foi impulsionado por exportações recordes para o resto do mundo, excluindo os EUA.

“A maior conclusão que vejo dos dados é apenas diversificação”, disse o príncipe Owusu, economista sênior da Export Development Canada. “Enquanto continuamos a sangrar nos EUA, estamos basicamente desviando o comércio para outros mercados”, disse ele.

A participação das exportações e importações com os EUA caiu para seus níveis mais baixos em maio, impedindo o ano pandêmico de 2020.

As exportações para os EUA, maior parceiro comercial do Canadá, caíram pelo quarto mês consecutivo, com maio registrando uma queda de 0,9%.

Em termos de volume, as exportações totais aumentaram 0,7% em maio.

O presidente Donald Trump impôs tarifas de 25% sobre as importações de automóveis fabricados no Canadá e tarifas de 50% sobre as importações de aço e alumínio. O Canadá também impôs tarifas retaliatórias.

Essa escaramuça comercial entre os dois países cujo comércio bilateral ultrapassou um trilhão de dólares canadenses no ano passado esgotou as exportações do Canadá e atingiu o mercado de trabalho.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e Trump pretendem chegar a algum tipo de acordo comercial até 21 de julho.

As exportações totais do Canadá para maio foram de 60,81 bilhões de dólares canadenses, acima dos 60,12 bilhões de dólares canadenses em abril, disse a Statscan.

Esta categoria aumentou 15,1%, impulsionada principalmente pelas exportações de ouro bruto que subiram 30,1% para atingir um recorde de US $ 5,9 bilhões.

“A maior parte do aumento foi atribuída a maiores remessas físicas de ouro para o Reino Unido”, disse a agência de estatísticas. Excluindo os produtos minerais metálicos e não metálicos, as exportações totais caíram 1,2%, acrescentou.

Como o comércio com os EUA caiu, as empresas canadenses têm procurado oportunidades para aumentar o comércio com o resto do mundo.

As exportações para outros países além dos Estados Unidos subiram 5,7% em maio para atingir um recorde, disse Statscan, mas não foi suficiente para mitigar totalmente o impacto das exportações perdidas para os EUA, bem como para a China devido a uma queda nos embarques de canola e petróleo bruto.

O total das importações caiu 1,6%, para C$ 66,66 bilhões, com as importações dos EUA caindo 1,2% em maio.

O dólar canadense enfraqueceu ligeiramente após os dados comerciais e estava sendo negociado em queda de 0,23% para 1,3615 para o dólar americano. Os rendimentos dos títulos do governo de dois anos subiram 3,7 pontos base, para 2,706%.

O déficit em maio, embora mais estreito do que no mês anterior, ainda está entre os mais altos vistos historicamente e os economistas disseram que dois meses de declínio derrubarão o PIB do segundo trimestre.

Reportagem de Promit Mukherjee; Edição de Dale Smith e Nick Zieminski

Fonte: https://www.reuters.com/

Mais Notícias

Negociaçao com EUA

Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad

'Bullying de Trump"

‘Bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra’, diz jornal americano Washington Post

Tarifaço Trump / Espírito Santo

Tarifaço de Trump: ES não fecha novos negócios e deixa de exportar 2,5 mil toneladas de café para os EUA em 7 dias

Oriente Médio

Ataques israelenses perto de centros de ajuda deixam 32 mortos em Gaza

Internacional, Chantagem Política

Sanção de Trump contra Brasil é chantagem política e mira o Brics

Mídia Internacional

Mídia internacional critica tarifas de Trump contra o Brasil

"Tarifa Insana"

‘Insana’, diz governador do ES sobre tarifa anunciada por Trump; veja os setores mais afetados

Tarifaço

Brasil vai cobrar 50% em taxas dos Estados Unidos caso Trump cumpra tarifaço, afirma Lula